Hoje, há uma série de evidências científicas que comprovam que a educação baseada no diálogo, com foco no afeto, na compreensão, no respeito e no aprendizado mútuo é bastante eficaz na formação não somente de crianças obedientes, mas, também, de seres humanos mais felizes e saudáveis.
Educar positivamente é ser permissivo? Não. Esta é uma grande confusão que muitas pessoas fazem quando o assunto é educação positiva. Educar positivamente é dar autonomia à criança e estimulá-la a ser autoconfiante, otimista, empática, entre ter outras habilidades. Tudo isso sem deixar de estabelecer limites firmes e regras sólidas com base no diálogo e na construção de um vínculo afetivo forte entre o pequeno e seus pais.
Já a permissividade significa aceitar e tolerar tudo. Não há conversa. A criança faz o que quer e os pais, por desinformação, negligência ou falta de paciência, aceitam.
Geralmente, quem confunde o educar de maneira positiva com ser permissivo é autoritário demais. Ou seja, acredita que a educação só funciona com gritos, ameaças e punição.
Perfeição não existe. Por mais que você seja paciente e siga todas as orientações para aplicar uma educação positiva, educar crianças obedientes não é fácil.
Fonte:
https://clubeauge.com.br/blog/como-educar-criancas-obedientes/