É normal! Um guia por idade sobre o que esperar de crianças e adolescentes

É normal! Um guia por idade sobre o que esperar de crianças e adolescentes

Ser uma criança ou adolescente não é para os fracos — é um negócio pesado! Há coisas importantes a se fazer, que cabe somente a eles. As características dessas tarefas dependem do estágio de desenvolvimento em que eles se encontram. Saber o que é um comportamento normal para crianças e adolescentes pode ajudar a suavizar a caminhada para todos os envolvidos. Mesmo nós, adultos, somos suscetíveis, às vezes, a certas crises emocionais, às lágrimas ou ao desejo de querer explodir o mundo (ou só algumas pessoas).

A maioria de nós consegue segurar as emoções fortes e tudo que possa nos causar maiores problemas, mas mesmo com toda a nossa experiência, nossos cérebros completamente desenvolvidos e a nossa capacidade de ler nas entrelinhas, em alguns dias tudo pode ser bem difícil. Imagine, então, como deve ser para os nossos filhos.

Entender com o que nossas crianças estão lidando e com quais metas de desenvolvimento elas estão tentando atingir tornarão seus comportamentos de frustração mais fáceis de lidar. As coisas sairão melhor se nós pudermos dar a eles o espaço e o apoio que precisam para fazer o que quer que eles precisem. Claro, nada disso significa uma total renúncia aos limites do que pode e o que não pode em termos de comportamento. Significa responder com grande sabedoria, clareza e com consequências mais apropriadas. A vida fica mais fácil para todos quando estamos aptos a levar as coisas de forma menos pessoal.


Fonte: https://paizinhovirgula.com/desenvolvimento-idades/

Deixe um comentário