Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos

Guia de brincadeiras para famílias com crianças do nascimento aos 6 anos

O fechamento de escolas, o distanciamento físico, uma nova rotina dos adultos e das crianças dentro de casa: a pandemia da COVID-19, mais conhecida como coronavírus, transformou a vida familiar no mundo todo e não foi diferente no Brasil.  Sabia que você tem em casa o que é mais importante para o desenvolvimento das crianças na primeira infância (do nascimento aos 6 anos de idade)?

Afeto: quando a mãe, o pai ou outro cuidador adulto demonstram afeto, carinho e sensibilidade às manifestações do bebê e/ou da criança (fome, sono, irritabilidade, entre outros), eles percebem que existe uma base segura na qual podem confiar e se sentem confortáveis, aceitos e protegidos.

Capacidade de interagir e de se comunicar: ou seja, falar, cantar, responder, sorrir, olhar, ouvir a criança ou o bebê. A interação com o adulto ajuda o bebê e a criança a aprenderem a regular suas emoções em situações de estresse, a explorar o mundo com confiança e a aprender a se comunicar.

Ajudar nas descobertas: quando você brinca ou incentiva uma brincadeira, quando você permite que a criança ou o bebê explore o lugar onde vive – mesmo que seja pequeno. Quando você mostra o mundo para ele, mesmo que seja da janela. Quando você o ajuda a nomear objetos que ele não conhece.

Brincar: uma simples brincadeira estimula muito bebês e crianças. As brincadeiras devem ser consideradas pelos adultos como algumas das atividades mais sérias para as crianças. Quando brincam, elas aprendem muitas coisas sobre o mundo exterior e sobre como lidar com ele.


Leia mais: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/guia-atividades-familias-criancas-0-6-anos/

Deixe um comentário

×