7 benefícios de aprender inglês durante a infância

7 benefícios de aprender inglês durante a infância

Em geral, costuma-se comparar as crianças na primeira infância às esponjas, pois elas absorvem facilmente todo tipo de informação e conhecimento a que são expostas. Ainda assim, muitos pais acham que o aprendizado de uma língua estrangeira nesse período pode atrapalhar o desenvolvimento da língua nativa. Isso é um mito!

Muito mais coisas do que você imagina acontecem na cabeça dos baixinhos quando eles começam a aprender outra língua logo cedo. Crianças que aprendem o inglês precocemente obtêm uma série de benefícios, não só no aprendizado de línguas em geral, como também em outras frentes de desenvolvimento pessoal para toda a vida!

1) Desenvolvimento da cognição

Durante a primeira infância, período que vai do nascimento aos 6 anos, a criança está desenvolvendo sua cognição, um sistema relacionado aos processos mentais que pautam a maneira como aprendem, recordam e consolidam novas informações.

Além disso, os lobos temporal e frontal (regiões do cérebro responsáveis respectivamente pela decodificação e pela emissão de sons) se desenvolvem até os 12 anos de idade.

Sendo assim, quando a criança é exposta a um segundo idioma, pode estabelecer novas conexões neurais muito mais facilmente em comparação a um adulto. E quanto mais o cérebro se exercita, mais ele se desenvolve!

Estudando inglês com livros

2) Desenvolvimento da fala e da pronúncia

Pelas mesmas razões que o aprendizado em geral, a pronúncia de uma criança que aprende o inglês precocemente tende a ser muito mais próxima do falante nativo.

Isso acontece, pois o aparelho fonador, ou seja, o conjunto de órgãos responsáveis pela emissão da voz, ainda encontra-se em desenvolvimento. Portanto, quando expostas a fonemas diferentes daqueles da sua língua materna, as crianças conseguem aprender e reproduzir esses sons com mais facilidade.

3) Desenvolvimento de habilidades não verbais

Para além do domínio linguístico, pesquisas apontam que o aprendizado de um segundo idioma na primeira infância influencia também habilidades cognitivas não verbais como capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e atenção.

Aprender um segundo idioma desde cedo possibilita o desenvolvimento de uma criança que pode entender melhor as necessidades de expressão dos outros, resolver questões complexas mais eficientemente e ter mais facilidade na alfabetização.

Inglês na infância

4) Menos timidez e mais sociabilização

As aulas de inglês para crianças são um verdadeiro convite à sociabilização. Com aulas divertidas e atividades interativas, elas exercitam a língua e a convivência em grupo.

Além disso, as crianças conseguem se expressar numa segunda língua com bastante tranquilidade, pois não possuem as mesmas barreiras que os adultos. A naturalidade e a espontaneidade dos pequenos ajuda para um desenvolvimento livre de vergonha e timidez, possibilitando que eles consigam falar sem medo de cometer erros!

5) Fluência mais cedo

Esta é uma vantagem bastante evidente: quanto mais cedo a pessoa inicia o processo de aprendizado de uma língua, mais cedo ela se torna fluente.

Além disso, ao se tornar fluente em uma outra língua precocemente, e tendo desenvolvido o gosto pelo aprendizado, abre-se um enorme leque de opções para aprender outras línguas ainda na adolescência ou juventude, aproveitando a estrutura das línguas que ela já domina!

Benefícios da aula de inglês

6) Melhor futuro profissional

Exigência para qualquer colocação profissional de qualidade, o inglês avançado é um grande diferencial.

Atualmente, com relações internacionais cada vez mais próximas e o uso de teleconferências a todo momento, reuniões entre participantes de equipes de diferentes países se tornaram eventos cotidianos.

Jovens que sabem se expressar com segurança no inglês por terem adquirido proficiência desde cedo acabam se destacando nas empresas em que trabalham!

7) Contato com outras culturas

Estar exposto a outras culturas possibilita às crianças se tornarem mais abertas a novas experiências e mais tolerantes à diversidade.

Portanto, os pequeninos que aprendem outro idioma desde cedo têm uma maior propensão a tornarem-se adultos mais empáticos e mais receptivos em relação a hábitos e experiências de vida diferentes. No futuro, serão indivíduos que poderão trocar experiências com pessoas do mundo todo!

 

Fonte: Fisk

Deixe um comentário

×