A fase de alfabetização infantil chegou aí na sua casa e você precisa de algumas dicas? Então encontrou o conteúdo certo para isso, pois separamos os melhores livros de alfabetização infantil para você!
Aqui, você vai ter respostas para as principais dúvidas de como contribuir para a alfabetização das crianças por meio dos livros e jogos. Continue a leitura e veja quais são os principais títulos e onde encontrá-los.
Como começar a alfabetizar na educação infantil?
Os primeiros interesses da criança pelo universo das palavras começa por volta dos 4 anos, mas a alfabetização infantil de fato ocorre nos primeiros anos escolares, que acontece aos 6 anos, em média.
Se você convive com alguém que está nessa faixa de idade e quer entender como ensinar uma criança a ler, confira as principais dicas da Leiturinha.
- Desperte o interesse pela leitura: essa dica é essencial, e não apenas para essa idade, mas muito antes, enquanto ainda são bebês. Criar um momento de leitura em casa contribui para que tenham o primeiro contato com o universo das palavras.
- Comece com as vogais: as crianças tendem a identificá-las mais facilmente e elas são em menor número comparadas com as consoantes.
- Use brinquedos específicos: aqueles com letras e números, de encaixar ou montar, desde que sejam próprios para memorização, podem ser uma ótima opção.
- Trabalhe com livros apropriados para a idade: mais importante do que apresentar a leitura é a indicação de livros para alfabetização infantil coerentes com a idade da criança, pois eles são específicos para cada etapa do desenvolvimento.
Quais os melhores livros para alfabetização?
E para que não haja dúvidas na hora de escolher um ótimo livro para a criança em fase de alfabetização, a Leiturinha fez uma seleção especial com os melhores títulos para incluir em atividades de alfabetização e letramento aí na sua casa. Confira!
1. AEIOU-UOIEA ✏
Apresentar as letras e os números aos pequenos, sem a pretensão da alfabetização, é possível e necessário. Ao fazer isso de forma leve e lúdica, por meio de brincadeiras visuais e sonoras, os pequenos têm a oportunidade de se familiarizar com elas gradualmente.
Esse estímulo certamente é um diferencial para quando chegar o momento da alfabetização formal. Mas muito mais que isso, é uma forma de gerar encantamento por esse universo!
Pensando nisso, “AEIOU UOIEA”, o novo original Leiturinha, foi preparado especialmente para apresentar as letras e seus sons aos pequenos durante a primeira infância. Nesse livro, os pequenos vão conhecer muitos animais da fauna brasileira. Isso enquanto conhecem o AEIOU de uma forma diferente — de frente para trás e de trás para frente!
2. Meu livro do corpo
Este é um livro interativo e lúdico para estimular as crianças a descobrir o corpo e os sentimentos, com imagens divertidas e fáceis de brincar! Uma leitura que instiga a imaginação, facilita o aprendizado e auxilia os responsáveis a introduzir esses assuntos no dia a dia da criança.
3. Saci, cadê o número que estava aqui?
O livro infantil “Saci, cadê o número que estava aqui?” é interativo e apresenta às crianças os números de 1 a 10 com o personagem mais querido do folclore brasileiro, o Saci, que no mundo fantástico é aquele que esconde as coisas das pessoas pregando-lhes uma peça.
Contêm quebra-cabeças divertidos para ensinar durante a leitura!
4. Hora de brincar
Um livro gracioso, interativo e tátil para apresentar às crianças as primeiras palavras. Com perguntas interativas, o livro envolve as crianças na leitura, deixando-as curiosas a cada resposta. E para saber cada uma delas, levante as abas de feltro macias para encontrar as surpresas escondidas!
5. Alfabeto divertido
Com 26 letras de madeira com temas de animais, esse jogo é uma diversão para toda a família praticar a leitura compartilhada. Elaborado para reforçar o aprendizado do alfabeto de uma maneira divertida e criativa.
6. Para aprender a brincar com a letra maiúscula
Um livro especial para o aprendizado das letras, treinando a escrita e suas formas, auxiliando as crianças em período escolar ou mesmo antes.
Um espaço destinado a aprender a traçar as letras e praticá-las. Uma proposta desafiante e divertida para que os adultos e as crianças compartilhem e se divirtam brincando com a forma e a sonoridade das letras.
A fase de alfabetização é um momento especial para as crianças e para a família; e poder tornar esse período mais prazeroso por meio de livros e jogos certamente ficará na memória dos seus filhos.