Benefícios que a música traz às crianças

Benefícios que a música traz às crianças

As crianças, possuem muitos benefícios com a música. Quando tocam ou ouvem, ou seja, têm contato com ela, elas podem se desenvolver com mais facilidade.

Entre essas facilidades, estão a musicalidade, ou seja, ao invés de começar com partituras e notas, é preferível que comece escutando as músicas e tendo o prazer de ouví-las.

Depois, o desenvolvimento na linguagem, que é quando a criança escuta a música e canta, mesmo não sendo alfabetizada. Pois, quando se canta, as palavras ficam na mente e, quando começar a escrever, ela vai conseguir o identifica-las.

 

Existe também o foco: a criança tem que prestar atenção quando vai fazer alguma atividade ou apresentação, ou seja, necessita de foco, para não errar.

A expressão corporal, por sua vez, é quando a criança toca uma música, ou seja, ela pode bater palmas, mexer a boca para cantar e mexer partes do corpo para tocar instrumentos.

Também é necessário ter coordenação motora, por exemplo, quando a criança tem que tocar um piano ou uma bateria, que se tem que usar duas mãos com notas e ritmos diferentes.

Uma curiosidade é que ao mesmo tempo que se toca, também se aprende uma maior diversidade da cultura com outros lugares, ou seja, a música pode ser feita em vários lugares, utilizando ritmos e palavras de sua cultura, fazendo com que aprendamos mais sobre um outro lugar.

Outra coisa interessante é o  contato com a Matemática no mundo da música, que é uma constante contagem de tempo e trabalha o raciocínio lógico, ambos muito utilizados na matemática.

Esses são alguns tipos de benefícios que a música traz para as crianças e bebês.

Concluindo, a música é algo importante no desenvolvimento da criança, pois pode deixa-lá melhor que o padrão, tanto no raciocínio quanto na arte de tocar e cantar.

 

Autora: Luíza Nery

Deixe um comentário