A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem

A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem

A música e os instrumentos musicais inseridos no contexto psicopedagógico podem e devem ser utilizados para tentar, de uma nova forma, superar algo que não foi possível da forma convencional. Por haver esforço espontâneo da parte do indivíduo, seja criança ou adulto, provavelmente ele esteja mais empenhado para compreender algo que antes não foi possível. Semelhante aos jogos, o objetivo da utilização de instrumentos musicais para esses casos é alterar os esquemas antigos do indivíduo quando adultos e organizar os esquemas em desenvolvimento das crianças, a fim de que eles consigam internalizar e reter mais informações, trazendo significados para o que estão tentando aprender.

A música, por sua vez, estimula o pensamento e a ordenação de espaço e tempo. Pela música, é possível que o indivíduo interaja socialmente, quando o exercício da música é realizado em grupo, como a prática de conjunto. A utilização dos instrumentos musicais também possibilita a exploração da parte cognitiva, mas principalmente a motora e afetiva do indivíduo, já que possibilita vantagens adquiridas, entre as quais estão o desenvolvimento cognitivo, parte motora, social, até o desenvolvimento de habilidades como a coordenação. Podemos observar a quantidade de brinquedos musicais, desenhos animados, shows educativos que utilizam músicas para transmitir informações. A música tem um poder fenomenal, que facilita transmitir alguma informação desejada, além, é claro, de desenvolver as mais diversas habilidades e inteligências.

A proposta desta pesquisa remete ao enfrentamento das dificuldades do desenvolvimento de indivíduos que por diversos motivos não conseguem assimilar, desenvolver e aplicar ações elementares relacionadas às atividades cognitivas, sensoriais, motoras e neurológicas. A grande questão que pretende este trabalho é analisar os impactos positivos que o ensino da música e a utilização de instrumentos musicais podem proporcionar, cujos ganhos são surpreendentes. Atualmente, há muitos estudos dedicados para provar a influência que a música exerce sobre as pessoas, estudos estes que vão desde o terreno condutivo até o desenvolvimento físico ou psicológico. Com foco na infância, podemos afirmar que a música é fundamental para obter respostas positivas nas crianças. Daí a importância da música em todas as fases do desenvolvimento infantil.


Saiba mais:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/a-musica-no-contexto-da-psicopedagogia-e-a-utilizacao-de-instrumentos-musicais-como-ferramentas-de-aprendizagem

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