O incentivo ao hábito da leitura pelas crianças precisa começar o mais cedo possível. Mas qual a importância da leitura na educação infantil? A infância é a época propícia para a formação de bons hábitos e os pais e professores que cercam a criança nos primeiros anos de educação terão papel fundamental na formação desses hábitos positivos. E a leitura é um hábito que precisa ser incentivado em primeiro lugar e constantemente nutrido.
Quem nunca observou o fascínio que as histórias infantis exercem até mesmo nas crianças que ainda nem começaram a falar? Ainda sem compreender a trama da história, a criança desfruta do momento de afeto compartilhado durante a narrativa e se encanta com o som e a entonação da voz do adulto.
E a medida que a criança cresce, o hábito e a importância da leitura continuam proporcionando o desenvolvimento da criatividade, das emoções e da capacidade cognitiva.
Quer entender mais sobre a importância da leitura na educação infantil? Confira!
A importância da leitura na infância: fase pré-escolar
Mesmo antes de aprender a ler, a criança vai adorar ouvir histórias, manusear os livros e admirar as gravuras coloridas. Veja alguns benefícios que destacam a importância da leitura para as crianças, nessa fase da vida infantil:
- Ao compartilharem a intimidade gostosa do momento da leitura, a criança e o adulto fortalecem os laços afetivos;
- Crianças que são expostas à leitura desde antes da idade Pré-escolar têm mais chances de se sair bem em todas as fases da educação formal;
- Ao acompanhar a voz do narrador e observar a articulação e os sons das palavras, a criança se sente motivada a imitar o adulto e a falar corretamente;
- A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário;
- O pensamento lógico da criança é incentivado;
- Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina;
- A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.
Importância da leitura para as crianças: fase escolar
1. Vocabulário
O enriquecimento do vocabulário é uma das vantagens mais imediatas que o hábito da leitura proporciona e que reforça a importância da leitura na educação infantil. Ao ler e observar o emprego de palavras então desconhecidas, a criança assimila a grafia correta e o contexto em que são usados os novos termos. O resultado é a ampliação do vocabulário e o enriquecimento da escrita.
2. Criatividade
O estímulo à criatividade é outro benefício advindo da leitura, não só na idade escolar, mas em todas as fases da vida. A literatura estimula a imaginação, incentiva a criança a criar suas próprias histórias e a aplicar o conhecimento adquirido em novas situações de vida. Isso mostra que valorizar a importância da leitura na educação infantil ajuda no crescimento individual do aluno em todo processo educacional.
3. Interpretação de textos
A interpretação de textos é outra habilidade que destaca a importância da leitura na educação infantil. Com o hábito de ler e com a bagagem acumulada com a leitura ao longo do tempo, a criança aprende a interpretar o que lê, além de desenvolver o senso crítico.
4. Conhecimento
Através dos livros, a aprendizagem rompe as fronteiras da sala de aula e leva as crianças a acumularem conhecimentos que serão úteis durante toda a vida estudantil, formando a base para o futuro profissional e pessoal.
5. Consciência
O hábito da leitura leva à formação de cidadãos mais conscientes. Afinal, os livros convidam a criança a um mergulho em mundos, raças e culturas diversas, levando ao respeito pela diversidade e a uma postura empática em relação ao que é diferente. A leitura proporciona ainda uma expansão da consciência e estimula o senso crítico, qualidades fundamentais para o despertar da cidadania.
Então, pense nos livros como portas abertas para o universo. Entenda a importância da leitura na educação infantil para o desenvolvimento das crianças e incentive esse hábito desde a mais tenra idade.
Fonte: www.arvore.com.br