A fase da alfabetização infantil é uma etapa muito importante e marcante na vida da criança. É nessa fase que ela começa a aprender as letras, os fonemas e a escrever e ler as primeiras palavras. Por isso, os livros para crianças contribuem muito para esse processo.
Além disso, os pais têm uma grande importância nesse desenvolvimento, pois podem e devem estimular os pequenos em casa. Para isso, é necessário criar um ambiente rico e favorável para desenvolver o interesse das crianças pela leitura e escrita.
Uma alternativa é ter disponível em casa diversos livros específicos para crianças que estão aprendendo a ler, visto que eles são as melhores bases para esse processo.
Os livros infantis, além de tudo, impulsionam a imaginação e complementam a alfabetização oferecida na educação formal escolar.
Que tal investir em alguns excelentes livros para crianças e ajudar seu/sua filho(a) em casa? Acompanhe a leitura e confira nossa lista de sugestões.
1. Alfabarte
Alfabarte é um livro infantil escrito por Anne Guéry e Olivier Dussutour, que mistura arte e linguagem, estimulando o desenvolvimento infantil.
Nas páginas, a criança encontra, “camuflada”, uma letra do alfabeto. Elas ficam escondidas entre quadros e ilustrações, proporcionando aos pequenos uma aventura incrível que estimula a descoberta visual.
2.Gildo
Gildo é um livro de Silvana Rando que conta a história de um corajoso elefante que não tem medo de quase nada. Mas sempre que é convidado para uma festa de aniversário, fica com muito medo.
Então, o livro desenvolve essa narrativa para que a criança descubra do que ele tem medo (que, no caso, são as bexigas).
O livro tem frases bem curtas e fáceis de compreender, por isso, é ideal para as crianças que estão no início do processo de alfabetização. Ademais, conta com ilustrações coloridas e muito divertidas.
3. O menino que aprendeu a ver
O livro, escrito por Ruth Rocha, conta a trajetória de Joãozinho, um garotinho que passa a reconhecer as letras que aprendeu na escola em placas de ruas, jornais e outdoors.
Assim, ele vai descobrindo as palavras — que, anteriormente, pensava que se tratavam apenas de desenhos sem sentido.
Por isso, “O menino que aprendeu a ver” é uma ótima opção de livro para crianças que estão aprendendo a reconhecer as letras, feito sobre medida para quem está na fase de alfabetização.
4. Bichos de cá
A obra é um dos livros para crianças, escrita por Edson Penha e Xavier Bartaburu, que fala sobre música e animais. Cada bicho tem um poema, assim como uma canção.
Com isso, o livro é acompanhado por poemas musicados que, além da leitura e escrita, convida as crianças a aprenderem mais sobre a natureza explorando, também, o sentido auditivo.
Dessa forma, a obra apresenta textos curtos, ilustrações muito coloridas e diversas curiosidades sobre os bichos do Brasil.
5. Coleção Estrelinha
A Coleção Estrelinha, da Editora Ática, é perfeita para leitores iniciantes que estão começando a descobrir o mundo das letras. Ela é dividida em 1, 2 ou 3 estrelinhas (que variam e avançam conforme o nível de leitura da criança).
A coleção de livros para crianças conta com textos curtinhos, que usam rimas para divertir os pequenos. Os livros iniciais (Estrelinha 1) são:
- O Galo Maluco;
- A Foca Famosa;
- O Pato e o Sapo;
- O Peru de Peruca;
- O Macaco e a Mola;
- Regina e o Mágico.
6. O batalhão das letras
A obra é mais uma boa aposta, escrita por Mário Quintana, que apresenta o alfabeto com muita poesia. O abecedário poético ensina as letras de maneira divertida, para que a criança associe os objetos ao seu ambiente.
Assim, o livro conta com 28 estrofes para apresentar o alfabeto, mostrando as suas formas gráficas e os fonemas.
7. Quem quer brincar comigo?
O livro, escrito por Tino Freitas, traz uma abordagem divertida e criativa que faz com que as crianças comecem a aprender a melodia das palavras. Para isso, traz personagens incríveis, como o gato Salgado, o porquinho Rosado e a vaca Pintada.
A obra é ideal para os pequenos que estão começando a aprender a ler e escrever, pois os faz embarcar em um mundo muito divertido de fantasia e imaginação.
De fato, a prática da leitura contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo infantil. Por isso, também deve ser estimulada em casa por meio de livros para crianças. Além disso, existem outras atividades que estimulam esse desenvolvimento.
Fonte: Colégio Bahiense