O hábito da leitura é imprescindível para que crianças desenvolvam as habilidades cognitivas, as práticas de fala, bem como a capacidade de interação, sociabilidade e aprendizado.
A primeira infância é o período entre 0 e 6 anos, ou seja, a criança passa pela fase de pré-alfabetização e torna-se um leitor iniciante. Neste intervalo, pais e educadores devem apresentar livros com diversas cores, texturas e sonoridades, a fim de que os pequenos sejam atraídos inicialmente e desafiados a praticarem a concentração na leitura da história.
O que indicamos para esta fase:
Hipopô
Escrito e ilustrado por Weberson Santiago
Hipopô, o hipopótamo, sofria por ser diferente de todo mundo: era grandão, pesado, atrapalhado… Por isso, se isolava, ia ficando cada vez mais sozinho – até que, no dia do seu aniversário, teve uma grande surpresa e descobriu uma coisa muito, muito importante.
A menina e o tambor
Escrito por Sonia Junqueira
Ilustrado por Mariângela Haddad
Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. De repente, escuta o TUM–TUM do próprio coração e tem uma idéia. Vai em casa, pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando com força, arrebatando as pessoas, que recuperam suas cores e entram no cortejo de música.
Conte mais uma vez
Escrito e ilustrado por Weberson Santiago
Reunindo figuras das clássicas histórias de encantamento, o premiado autor Weberson Santiago constrói um conto acumulativo em que uma princesa, um dragão, um cavalo, um cavaleiro, um ogro e uma bruxa têm suas funções trocadas e misturadas, esbarrando-se o tempo todo numa história maluca e sem desfecho, que recomeça o tempo todo.
Todos estes livros indicados são para crianças entre 0 e 8 anos então, compartilhe essas dicas com pais e educadores.